terça-feira, 31 de março de 2015

Redução da maioridade penal nos telejornais da Band e Globo

Redução da maioridade penal nos telejornais da Band e Globo


Reportagem no Jornal da Band de hoje, terça-feira (31/03), sobre a votação na CCJ do Câmara, do projeto que trata da redução da maioridade penal, foi uma aula de manipulação da informação. Um caso exemplar de como não se faz jornalismo. Manipulação total. O jornalista e âncora, Ricardo Boechat, que gosta tanto de dar opinião crítica sobre tudo, ficou calado.

A reportagem da Band iniciou mostrando o caso de um menor que matou uma pessoa. Depois o repórter disse que em casos graves como aquele onde o menor é enviado para uma instituição (que cuida de menores), poderá ter outro tratamento com a redução da maioridade penal (fazendo referência positiva no sentido de haver punição e justiça).

O repórter da Band entrevistou apenas um parlamentar, do DEM, que é defensor da redução da maioridade penal, ou seja, mostrou apenas um lado da questão, ignorando totalmente que este é um debate polêmico. Logo em seguida, entrevistou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, salientando a posição dele, favorável à redução da maioridade penal. Na entrevista Cunha declarou que vai agilizar a votação.


Por outro lado, o Jornal Nacional, da Rede Globo, deu outra abordagem, fez reportagem com mais qualidade. A reportagem da Globo entrevistou um parlamentar do PDT, que é defensor, e outro parlamentar que tem posição contrária, o deputado Chico Alencar do PSOL. Duas posições antagônicas. Na Globo teve mais equilíbrio e melhor jornalismo.

Porto Alegre, 31 de março de 2015

Demilson Fortes



Nenhum comentário: