segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Florestas plantadas e Zero Hora




17/07/2014


Florestas plantadas e Zero Hora

A coluna Campo Aberto, a página rural do jornal Zero Hora, com poucas variações, publica sobre temas polêmicos com apenas um ponto de vista, ou dois que são bem parecidos.

Hoje, abordando o tema publica 'limite das florestas', expõe somente a visão das empresas de florestas plantadas (pinus, eucalipto etc). Muitas vezes a coluna, para dar certa 'pluralidade' publica a opinião da Farsul e ou Fetag.

O jornal mais parece a assessoria de comunicação do setor florestal do que jornalismo. Não há pluralidade no tema abordado. Não há compromisso em bem informar o leitor. Simplesmente, não há jornalismo.

Em poucas linhas o jornal poderia esclarecer que pinus é diferente do eucalipto, porque é considerada planta invasora, que pode afetar a biodiversidade nativa, portanto, precisa regras especiais, restrições e maior cuidado. Poderia dizer que nem sempre os interesses imediatos das empresas são os mesmos da sociedade. E que os órgãos ambientais, como a Fepam, devem cumprir com suas obrigações legais.

Quando será que o jornal vai compreender que não é somente o econômico que deve orientar as decisões da sociedade? Mas pelo visto, o compromisso com a pluralidade de visões e o meio ambiente, ainda não estão no manual de redação de Zero Hora.

Demilson Fortes
Porto Alegre, 17/07/2014  (postado no facebook).



Nenhum comentário: