quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Falta jornalismo




“Indústria reclama de barreiras ambientais”

Com esse título o jornal Correio do Povo publicou uma matéria, na página 18 desta quinta-feira (14/08/2014), assinada pela jornalista Fernanda Pugliero.

Para o leitor é uma 'reportagem'. Entretanto, ao ler o conteúdo nos perguntamos: reportagem com apenas uma opinião sobre o assunto? Pois é, tem apenas uma visão, que faz uma crítica às 'barreiras ambientais'.

A 'reportagem' do Correio do Povo está longe de ser jornalismo. Muito longe de algo que tenha o mínimo de qualidade e credibilidade. Pelo conteúdo, parece ser escrito pela assessoria de comunicação das indústrias de calçados. Parece matéria paga.

Para ser jornalismo deveria ter a visão dos órgãos ambientais. Poderia também ter opinião de professores de universidades, por exemplo. Mas, infelizmente, a visão única (como regra, a posição dos empresários e do agronegócio) essa é a realidade de tantos jornais e jornalistas que estão por aí, que estão no 'mercado'.

Triste é saber que tais veículos de comunicação formam opinião pública sobre assuntos relevantes para a sociedade, como é o tema do meio ambiente.


Demilson Fortes

Porto Alegre, 14 de agosto de 2014.

Nenhum comentário: