sexta-feira, 4 de maio de 2012

Doutor Honoris Causa



Luis Inácio Lula da Silva, o ex-operário, ex-líder sindical, que se tornou presidente de uma das maiores democracias do mundo, agora é Doutor Honoris Causa, por várias universidades brasileiras. 

Reconhecimento merecido. Na Presidência da República ele criou 14 Universidades Federais, dobrou o número de ingressos na universidades federais, além de criar na suas gestão vários Institutos Federais de Educação, espalhados por muitas regiões do país. Ele criou o programa Pro-Uni, que atualmente, tem 1 milhão de alunos com bolsas, em universidades privadas.

Para isso, ele contrariou opiniões de economistas, sociológos, jornalistas e de outros intelectuais, que defendiam não ser necessário ou possível investir em universidades públicas. Para comparação, o presidente que o antecedeu, estagnou as universidades, deixando-as sem investimentos e custeio, sem concursos e sem carreiras atrativas para professores.

Hoje, as universidades brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, concedem título de Doutor Honoris Causa para o ex-presidente Lula, depois que outras universidades europeias, já o fizeram. Resta saber se a mídia brasileira vai criticar. 

Demilson Fortes


Nenhum comentário: