terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pode ser pior

Pode ser pior...

Os candidatos da direita nos EUA estão com metas fora da Terra, eles estão prometendo até a Lua...

Os republicanos, querendo chegar ao poder, estão com a cabeça na Lua. Um deles, o Newt Gingrich, além de ultraconservador é picareta, prometeu uma base na Lua até o final de seu segundo mandato, nos anos 2020. Ele quer os EUA superando a China, sendo o primeiro país a ter uma base permanente na Lua. Empolgado, prometeu a Lua para os americanos e foi mais longe, sugeriu uma base com 13 mil americanos vivendo lá nas alturas. Estas modestas ideias dos candidatos custariam bilhões de dólares a um país em crise. Mas, funciona para animar um povo que está sentido perder espaço no mundo devido a ascensão da China e outros países.

Alguns cientistas lúcidos, dizem ser isso um absurdo. Segundo os jornalistas, Jorge pontual e Silio Boccanera, que fizeram a reportagem no Globo News, o voo tripulado da Apollo, custou aos EUA, em moeda de hoje, o equivalente a 200 bilhões de dólares.  Se já foi caro naquele momento, agora pior ainda, os EUA estão em crise,  coloca a  reportagem. Trata-se de muito dinheiro, para um cientista é "inalcançável' em períodos de crise, que se tem outras prioridades. Colonizar a Lua é levar tudo para lá para ter a mínima condição de sobreviver.

Um cientista disse que mídia deveria estar dizendo para as pessoas: “prestem atenção”. Mas, o fato é que não estão levando nada sério a coisa. Aliás, quem se diverte são os humoristas. Essas promessas dos conservadores deixam o democrata Obama na defensiva, ele está cortando gastos para diminuir o déficit e propõe investir na saúde pública e reativar a economia.

O pior disso tudo: estes são as pessoas, que vão governar o país mais poderoso do mundo. Estes são "os líderes da América". E, não há graça nessa demagogia e nessa demência conservadora. Por isso, se muitos políticos são ruins aqui, nos Estados Unidos, pode ser muito pior e com consequências mais graves, para todo mundo. Para o todo o mundo e talvez também para a Lua....

Demilson Fortes

Nenhum comentário: