domingo, 20 de novembro de 2011

sobre vídeo na rede


Infelizmente, está circulando na internet, um vídeo chamado "Belo Monte, quem manda no Brasil?", que tenta fazer uma crítica ao vídeo do movimento Gota D'água, em que artistas se posicionam contra a construção da usina Belo Monte.

Assisti e considero o tipo de material sem consistência, de baixo nível, feito para confundir, com inverdades, apostando no senso comum. Não se propõe ao debate sério, não apresenta argumentos para a sociedade estar melhor informada. Utiliza-se, do mesmo argumento do Aldo Rebelo, caso do código florestal, de um nacionalismo militarizado, que nessas horas aparece. Aldo Rebelo, como da mesma forma o vídeo, acusa estrangeiros e as ONGs de querer entregar a "nossa" Amazônia.

Por essa justificativa, então, se é brasileiro está autorizado a destruir a floresta, e foi o que Aldo Rebelo, de forma criminosa, fez no seu relatório. Não são capazes de enfrentar o debate dos impactos dessa opção de desenvolvimento, seja feito por brasileiros ou não. Os mesmos argumentos foram usados quando o Brasil demarcou as terras indígenas da Reserva Raposa do Sol, em Roraima, do progresso e do nacionalismo.

Esse é um debate sério sobre desenvolvimento e sustentabilidade, sobre o presente e futuro, e do compromisso com as futuras gerações. É ótimo que aconteça o debate, e todo (a) brasileiro (a) opine, mas sem os maniqueísmos e valores da era da ditadura militar. A causa ambiental e a causa dos trabalharores é internacional, e todos (as) são bem vindos (as).

Demilson Figueiró Fortes
Porto Alegre, RS.




Nenhum comentário: