terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Espanha decadente


Que decadência da Espanha. O país está mergulhado numa crise socioeconômica aguda. Nos últimos meses, em meio à crise, protestos levaram milhares de pessoas às ruas, que se declaram o "movimento dos indignados". O paradoxo é que estes protestos contribuirão para colocar o país novamente sob governo conservador, do Partido Popular (PP), ideologicamente de direita, que por ter nos seus fundamentos o compromisso com setores de direita, vai tentar sair da crise com políticas neoliberais, de austeridade econômica e de natureza antissocial.

Com a direita retornado ao poder, novamente os ricos estarão protegidos e o capitalismo espanhol tentará novo fôlego. Este paradoxo deve provocar crise existencial nos indignados das ruas, que por protestarem contra a política mas não apresentarem força alternativa capaz de aglutinar um bloco de poder, estão contribuindo para a direita voltar ao governo.

Infelizmente, como podemos ver, pessoas nas ruas, mesmo que indignadas, se não assumirem a política como necessária e se não compreenderem as disputas que estão no cenário, poderão não ser a garantia que as coisas serão melhores, mas, pelo contrário, corre-se o risco das coisas serem ainda piores. Bom exemplo para pensar a realidade brasileira, onde a extrema esquerda anda com discurso afinado com a direita.

Demilson F. Fortes


Nenhum comentário: