quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Agronomia, minha profissão.



Hoje, dia 12 de outubro, celebra-se o dia do Engenheiro Agrônomo, profissão que escolhi e que gosto muito. Eu, fiz o curso na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPEL). A opção pela agronomia, foi das melhores escolhas que fiz na vida, pois tenho satisfação no que faço, isso é importante na vida, termos gosto pelo nosso trabalho. E, desde antes de entrar na agronomia, na escola técnica que estudei, aliei a agricultura com a ecologia, união necessária e cheia de beleza. Sou um agrônomo que acredita que o "agri" fica sempre melhor com "cultura" e desenvolvimento fica melhor associado ao "sustentável", que alia o produtivo ao social, ambiental e cultural. Não sou dos que resumem o rural a ideia de negócios, pois penso que seria empobrecê-lo demais. O mundo rural é plural, carregado de cultura e de diversidade. Como profissional acredito que temos compromisso ético com as pessoas, que habitam no campo e cidade, e da mesma forma com o presente e o futuro, pois temos vinculos com produção da alimentação e do manejo dos recursos naturais. Neste dia do Agrônomo, minha profissão, portanto, meu dia, reafirmo o que tenho feito sempre, de fazer uma agronomia sintonizada com a agroecologia e com o desenvolvimento rural sustentável. 

Demilson F. Fortes
12 de outubro de 2012.


Nenhum comentário: