sábado, 6 de outubro de 2012

Democracia, gosto tanto de ti!


Neste domingo, é dia de afirmação da nossa democracia. Embora com problemas, insuficiências e deformações, a política é o melhor caminho para as  transformações que as pessoas precisam/desejam para o local em que vivem (e sentem os problemas e necessidades). 

É na democracia, de amplas liberdades (o oposto da ditadura), que se pode fazer a crítica, propor e disputar concepções de cidade, de estado e de país. Somente os próprios sujeitos políticos podem alterar o processo. E podem fazê-lo. Democracia não se esgota no momento de votar, mas esse ato é parte fundamental e deve ser valorizado e qualificado.

No entanto, temos a responsabilidade de aperfeiçoar a democracia brasileira, que precisa ser colocada em outro patamar de qualidade. Dentre algumas mudanças necessárias está a diminuição da influência econômica nas eleições, onde o financiamento público de campanha poderá evitar (ou diminuir) esta interferência danosa à democracia e aos interesses populares. 

Nestas eleições, temos muitas opções. Existem excelentes pessoas que se colocam à disposição para nos representar. Eu vou de Marcelo Sgarbossa vereador e Adão Villaverde prefeito, mas cada pessoa faz a sua escolha. Estes dois, tenho certeza, têm compromisso com uma Porto Alegre sustentável, democrática, que valoriza seus espaços coletivos e combate à ganância da especulação imobiliária, evitando o avanço sobre os patrimônios coletivos da cidade.

Na minha opinião, o que não faz bem, é diminuir a importância da democracia (enquanto liberdade de organização e de escolha política) porque isso só reforça e legitima o autoritarismo e as soluções messiânicas (personalistas, demagógicas, populistas, de alto risco, autoritárias e descoladas da realidade).

Então, bom voto!

Democracia, gosto tanto de ti!


Demilson Fortes
Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário: