quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia 08 de março



Dia 08 de março, um dia para abraços fraternos e confraternização com as mulheres por tantos avanços. Para lembrar das alegrias da vida e também das dores da opressão e da violência. Dia para memória histórica das lutas e das lutadoras sociais. Da reflexão crítica e mobilização social. Da luta política por um mundo de direitos iguais, sem preconceitos e sem violência. Dia de luta por mundo democrático, justo fraterno e livre.

Neste dia internacional da mulher é oportuno (mulheres e homens) refletirem sobre os a histórica discriminação e submissão das mulheres, e discutir sobre atitudes para a superação da ideologia machista que, ainda persiste no mundo. Também é importante a reflexão sobre as causas contemporâneas da opressão sobre as mulheres.

Em relação a isso, Rachel Moreno, em programa na TV Futura, fez uma análise crítica da relação "mulher, mídia e consumo". Esse poderia ser um bom tema para debate neste 08 de março. A mulher tem sido exposta e utilizada como objeto e veículo para vender produtos. A mulher é usada, permanentemente, para vender carro, vender cerveja, vender casas, vender padrão de beleza, vender de tudo. Vender, vender, vender. Consumir, consumir, consumir. Lamentavelmente, são utilizadas como objeto de atração para estimular o consumo; como apelo para forçar o consumo.

É fato que, ainda, são milhares de mulheres que buscam direitos, espaço, reconhecimento e oportunidades. Mas, milhares já tem acessado a patamares elevados de inserção social, muitas superiores em relação às outras mulheres e aos homens sem apontar para novas relações sociais e nova cultura antimachista. Visivelmente, as formas de opressão, desigualdade e preconceito se renovam, muitas vezes dissimuladas, que acabam reforçando velhas ideologias arcaicas, criando novas opressões, dependências e violências, não contribuindo para relações de igualdade e de liberdade efetiva. A publicidade da cerveja e de carros, são dois exemplos, de apropriação da imagem de forma agressiva e vergonhosa. Da mesma forma que o padrão de beleza em que são submetidas as mulheres significa para milhares delas uma forma de violência.

Neste 08 de março, em que muitos machistas se apresentam com bons modos e felicitações, seria maravilhoso ver acontecer de mulheres e homens ocuparem as ruas e mídias dizendo para as cervejarias e montadoras de carros, que divulguem e comercializem as qualidades dos seus produtos, porém não utilizem mais as mulheres como objeto e instrumento de mercado.

Existem países onde há restrições ao uso da imagem na publicidade, um bom debate sobre valores e ética que deveríamos fazer. Acho que as cervejarias não iriam gostar. 

Demilson F. Fortes

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