segunda-feira, 3 de novembro de 2014

RBS contra a participação popular



RBS contra a participação popular? Alguma novidade?



O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati escreveu artigo denominado 'Câmara na contramão das ruas' publicado na Folha S. Paulo (03/11/2014) defendendo o Sistema Nacional de Participação Popular, que ficou conhecido nos últimos tempos como conselhos de participação propostos pelo governo federal e criticou a posição da Câmara dos Deputados que votou contra, contrariando a presidente Dilma.

Por outro lado, o jornal Zero Hora em editorial de hoje (03/11/2014) intitulado 'Conselhos Duvidosos' criticou a presidenta Dilma e elogiou a derrubada do Decreto presidencial. Para os donos da RBS é manobra populista que visa o aparelhamento do Estado que teriam referências no exemplo bolivariano.

Seria insanidade dos donos da Zero Hora escrever tamanha bobagem? Não. Apenas ideologia reacionária e conservadora, aspecto marcante do Grupo RBS.

Como veículo de comunicação defendem os seus interesses ideológicos como sendo de toda a sociedade. Ideologia pura. Quando convém (fazer demagogia com os jovens que foram às ruas em 2013) defendem mais participação social, mas quando há a possibilidade real, trabalham contra e fazem acusações levianas, mentirosas e irresponsáveis.

Como bem observou o prefeito Fortunati, Porto Alegre e tantas cidades brasileiras instituíram a participação há muitos anos. Da mesma forma legislações já preveem a participação consultiva ou deliberativa em áreas como educação, saúde, agricultura, meio ambiente e outras. 


A proposta, portanto, não traz nada muito novo. O governo federal tenta responder à população que está descontente com a representação tradicional, oferecendo mais canais de participação complementares à representação parlamentar.  Apenas isso. Mas a direita tem medo da democracia.

A RBS sempre à direita. Tem prova maior que os quadros políticos que formou para o Rio Grande do Sul: Ana Amélia, Lasier Martins, Antonio Britto e Yeda Crusius. Precisa dizer mais?

A RBS tem medo da democracia. A direita teme a democracia.



Links para acessar o artigo e o editorial:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/193783-camara-na-contramao-das-ruas.shtml
http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2014/11/03/editorial-conselhos-duvidosos/?topo=13,1,1,,,13



Nenhum comentário: