terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jorge Pontual, um jornalista que discorda



Jorge Pontual, um jornalista que discorda


Jorge Pontual é um jornalista experiente e qualificado, que surpreende pela independência, pela capacidade de discordar e colocar sua visão das coisas. Pensa fora do padrão do seu meio. Certa vez assisti, ao vivo, na Globo News ele discordar da Eliane Cantanhêde (colunista da Folha de S. Paulo),  sobre a visita da Dilma nos EUA. Para ela não teve destaque na mídia norte-americana. Ele discordou, disse que a visita teve bom destaque nos jornais. Que Dilma teve mais espaço do que costumam ganhar os visitantes, mesmo os europeus, nos jornais dos EUA.

Pois hoje, novamente, ao vivo, na Globo News, no programa Em Pauta ele coloca uma opinião distinta e que faz a diferença. O tema era logística. Eliane Cantanhêde toma a infraestrutura dos EUA como perfeita, destaca os aeroportos, dizendo que estão 200 anos na frente do Brasil, só fala dos aspectos positivos. Jorge Pontual, por sua vez, diz que a infraestrutura dos EUA está sucateada, rodovias se deteriorando, trens de passageiros MUITO atrasados em relação ao padrão europeu, que falta investimentos e decisão política. Colocou outra visão dos Estados Unidos, de um país com problemas, de infraestrutura em declínio. 

Jorge Pontual é um liberal com formação democrática, visão social e preocupação ambiental. Um cara que usa bicicleta como transporte e sabe discordar. Um bom jornalista não precisa ser de esquerda. O que não pode é ser mau-caráter e sem ética.

Espero que profissionais como Jorge Pontual, Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha e outros, se multipliquem. Certamente, no RS, temos muitos excelentes jornalistas. Mas não basta ter qualidade de texto, precisa ter ética, grandeza e a autonomia para poder discordar e afirmar o que pensa. Como lembra sempre Mino Carta (da revista Carta Capital), é só no Brasil que jornalista chama o seu patrão de colega.







Nenhum comentário: